segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Comunismo é uma utopia. Jamais existirá

A princípio, vamos diferenciar Socialismo de Comunismo, já que há sim diferença entre os dois.. e alguns utilizam os dois termos como se fossem iguais:
O socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e do próprio Estado. No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção.

Comunismo é um sistema de governo onde não existem classes sociais, propriedade privada, e o mais importante, não existe a figura do Estado; essa é a diferença. Em outras palavras, o socialismo é uma etapa de transição anterior ao comunismo que visa o desaparecimento do capitalismo. No comunismo, não há a necessidade de existência de um Estado em virtude do fato de que todas as decisões políticas são tomadas pela democracia operária.

Por um motivo único e básico não acredito que será possível existir, um dia, o Comunismo no mundo: Porque as pessoas são diferentes! ..pensam de maneiras diferentes, agem de maneiras diferentes, ...e têm orgulho. O individualismo, a personalidade e a singularidade falam mais alto. Ninguém (numa ampla generalização) quer dividir seus bens, suas conquistas.. Imagine-se numa posição privilegiada na sociedade.. com um cargo/emprego importante, um bom salário, casa de praia, mais de um carro na garagem e todas as mordomias que o dinheiro pode oferecer a alguém. Se você não é político, com certeza passou um bom tempo se preparando para um dia ser quem hoje é, .. estudou bastante, se especializou, fez mestrado.. ou até doutorado e agora usufrui de tudo isso.. agora a pergunta: Você vai querer repartir suas glórias com aquele que não tem metade da metade da instrução que você tem? Acredito que sua resposta será negativa! Olhando por esse lado, é compreensível a individualidade e o orgulho dos ricos, mas a ganância, o querer sempre mais e cada vez mais não tem desculpa! Mas não vamos entrar nesse ponto de discussão..
Com essas palavras, não estou desmoralizando profissões que não exigem nível superior, muito pelo contrário, só estou tentando fazer com que todos os lados da história sejam compreendidos.
Pois agora, se tratando das profissões de menor remuneração, também há uma grande corrente de pensamento de que a comunhão (comunismo) seria uma melhor maneira de se fazer justiça. Pegando como exemplo os cargos de gari e empregada doméstica, ou auxiliar de serviços gerais, que seja, .. As funções desses profissionais são extremamente importantes, .. e a atividade cotidiana exige muito do trabalhador dessas áreas.. Sem eles tudo seria um verdadeiro caos.. agora o questionamento: Porque cargos tão importantes como os citados não são bem remunerados? Podemos tentar compreender essa questão da seguinte forma: Primeiro; esses cargos não exigem nível de escolaridade tão avançado, porém, Segundo; são cargos que beneficiam toda a sociedade de uma maneira geral, e não apenas uma selecionada parcela da população, como seria o serviço de um engenheiro, por exemplo. Ou seja, não há alguma exclusividade da oferta desses profissionais no mercado e há uma demanda que, na verdade, são necessidades básicas. E aí.. será que não dá para conciliar esses dois pontos na hora de ver o valor do seu salário na folha de pagamento?
São coisas desse tipo, essas controvérsias, que fazem a sociedade ter um alto nível de convergências e diferenças. Se houvesse sempre um consenso sobre todo tipo de assunto que interessasse toda a sociedade, aí sim poderia existir o Comunismo, ..mas como isso é impossível, então.. Esse sistema jamais existirá!

15 comentários:

  1. Bom, eu não acho dificil pensar que sim, poderia existir o comunismo. Seus argumentos se embasaram em todo um contigente de trabalho e estudo que a pessoa teve para ela se tornar o que ela é hoje e a partir dai dividir suas conquistas seria inconcebivel, mas nós temos que pensar que desde o momento de nosso nascimento já somos entregues ao capitalismo, ao individualismo. Umas das primeiras coisas que as crianças aprendem a dizer é: "Isso é meu" será que ela já nasceu sabendo essas palavras ou fora ensinadas a ela? Todos nossos pensamentos, reflexões são extremamente contaminados pelo mundo que nos cerca, como diria Marx, o homem é produto do meio.

    ResponderExcluir
  2. "O homem é produto do meio".. ok, mas o que é esse "meio"? Quem o faz?
    Esse meio é o espaço criado pelo próprio homem, ou seja, o homem se faz. É claro que, tal meio é influenciado pelo método individualista e dominador de poucos.. da elite, mas uma pessoa 'comum/normal' (um membro 'qualquer' da multidão)é incapaz de introduzir e expandir/popularizar/contaminar a massa adotando um novo regime diferente do movido pelo capital. O capital é muito forte e, como você bem sabe, é capaz de tudo!

    ResponderExcluir
  3. está totalmente equivocado. A sociedade hoje pensa da maneira que querem que ela pense. O homem hoje recebe uma educação estatal que começa na infância e se prolonga durante anos. O trabalhador, aquela massa de mais de 90% da sociedade, aquele que é explorado, humilhado e muitas vezes xingado não iria querer a mudança social? Que essa elite se exile em outra pátria, como fizeram na espanha, ucrânia... Mas é desejo do proletário a emancipação concerteza é possível as utopias. basta reeducar a sociedade. Mostrar a essa massa que sofre a cada dia no labor operario a outra fase da moeda. Agora, como se faz isso? é um processo secular, mas não convém ao caso. Se é possivel uma reeducação é possivel uma utopia.
    "O POVO DESCONHECE SUA FORÇA"

    ResponderExcluir
  4. tudo bem.. cada um tem sua opinião [que é respeitada!!]. Neste espaço existe democracia.. então vamos discutir mais um pouco!
    >>
    Eu não creio que o proletariado quer ver "a outra fase da moeda".
    A "mudança social" e a "emancipação" da "massa de mais de 90% da sociedade" não é, no meu ver, a mudança do sistema, e sim, o querer se tornar elite para estar no topo do sistema.
    A individualidade reina tão absolutamente que as pessoas não querem o bem comum.. as pessoas querem o bem individual, querem auto-ascensão na sociedade.. querem deixar de ser dominadas e passar a dominar.
    A respeito de que "O POVO DESCONHECE SUA FORÇA", concordo plenamente, mas acho que essa ideia está mais relacionada à postos alcançáveis da massa, ou seja, algo longe de se conseguir uma virada de sistema.
    Na minha opinião, que na verdade é uma continuidade do pensamento de alguns professores que tive, Marx só errou quando disse que o próximo modo de produção que irá reger o mundo é o socialismo (comunismo)..ele tentou adivinhar o futuro [erroneamente]!

    ResponderExcluir
  5. Achei bastante equivocada sua opinião, podes até ter razão em alguns pontos, mas não consegues justificar de forma embasada, conhecendo um pouco sobre a historia e um pouco de marxismo já que se trata de um tema que necessita de muita leitura a respeito, creio que o sistema vigente produza as condições para que a sociedade queira mudanças deste tipo porém os países necessitam de um certo preparo para isso, mas pegando o exemplo de Cuba que não é um exemplo adequado, é um país que melhorou muito com o socialismo, mesmo do jeito que se deu esse socialismo, enfim essa discussão é muito longa isso aqui pouco expressa o debate a acerca viabilidade ou não do socialismo

    ResponderExcluir
  6. Realmente essa discussão é muito londa e precisa de um conteúdo acadêmico aflorado para um debate mais detalhado e com fortes evidências.
    No caso de Cuba.. tudo bem que o país teve suas melhoras, mas foi em relação à questões pontuais. A população cubana sofre muito hoje devido à falta da abertura de mercado.. se podemos considerar que já existe, é de pouquíssima extensão.. e a economia deles não tem um dinamismo a ponto de sustentar o país em todos os setores.
    A questão humana também é lamentável, e podemos citar um exemplo que todo o Brasil e a América Latina (no mínimo) conhece, que foi quando alguns jogadores cubanos não voltaram para seu país com sua delegação nos jogos Pan Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Os atletas alegaram querer ficar no Brasil porque aqui as pessoas tem mais liberdade, mais oportunidades, etc.. Muito ao contrário daquele país..

    Voltando ao contexto geral.. acho que Marx apenas embasou esse sistema pelo qual estamos discutindo aqui, relatando suas características e seu dinamismo, e disse que seria o próximo "Modo de Produção" do nosso planeta; É esta última visão de Marx que eu discordo. A sociedade comunista, aparentemente é muito ingênua, pacífica..
    Eu não creio que um dia, depois de termos passado pelo Nazi-fascismo, ditaduras, "Guerra Santa", etc, a nossa sociedade venha a sofrer esse retardo e chegar no Comunismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perda de tempo discutir com "comunistas". A lavagem cerebral que fizeram nesses caras é pior do que a que são feitas nessas igrejas neopentecostais de líderes bandidos. Agora, pense numa turminha pra gostar de dinheiro: são piores do que raparigas.

      Excluir
    2. voc~e esta com toda razão,os comunistas socialista e outras listas a mais querem é chegar ao poder e se aproveitarem da fartura que terão estando no comando decidindo sobre sua sorte e liberdade estes camaradas como já diz a palavra vão viver na camarandagens estre si.

      Excluir
    3. voc~e esta com toda razão,os comunistas socialista e outras listas a mais querem é chegar ao poder e se aproveitarem da fartura que terão estando no comando decidindo sobre sua sorte e liberdade estes camaradas como já diz a palavra vão viver na camarandagens estre si.

      Excluir
  7. Esse texto está cheio de equivocos do começo ao fim. E suas ideias são altamente derrubadas pelos fatos históricos. Temos inúmeros exemplos de séculos passados para citar:
    "Ninguém (numa ampla generalização) quer dividir seus bens, suas conquistas.. " A história real da guerra civil de 30 na espanha, a comuna de paris,... prova que isso é equivocado, mas é necessário analisar a fundo o contexto desses fatos para se tirar conclusões consideráveis. A massa foi re-educada atráves do comunismo libertário, por meio da CNT-FAI (no caso da espanha) que detinha 1/3 de todo operario espanhol associado, e o periodo de vigor do comunismo libertario com a queda da republica foi de socialização de todos os bens e uma sensação de estase da população.
    2º: "Você vai querer repartir suas glórias com aquele que não tem metade da metade da instrução que você tem?" E alguma vez a revolucão foi feita de comum acordo com a elite? figura quase uma besteira esse trecho do texto. Enfim, a reeducação social é o processo mais demorado, porém se figurado é possivel sim uma revolução, e a afirmação de que a massa não quer o bem comum e sim ser o dominador faz parte da educação que ela tem atualmente, o que precisa ser mudado. Acho que devemos ter em conciência que o capitalismo tem como natureza a oppressão e a desigualdade social, por consequencia é impossivel a extinção desses problemas, ainda que tenha pessoas que descordem, e mesmo que não acredite que possa mudar o sistema, e que tenha que conviver com ele, não deveria ser a favor ou aceita-lo, porque temos nossa casa, nosso pão nossa escola,... Mas tem pessoas, bilhões de pessoas, que morrem de fome, em pleno seculo XXI, e isso é o retardo, e não o comunismo como foi dito acima. Acho que devemos ler, enriquecer nosso intelecto para saber o quanto é frágil essa ordem vigente, e aprender a usar a tão valiosa "Empatia" para se colocar no lugar de algumas pessoas e para de dizer besteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto o homem não progredir moralmente, o comunismo nunca prosperará. NUNCA! Como é que eu vou dar o máximo de mim, se o operário do lado é irresponsável, preguiçoso... Ou seja, praticamente não produz, mas vai gozar das mesmas coisas de um bom operário. Os caras "viajaram na maioneses": esqueceram desse pequeno detalhe.

      Excluir
  8. A ordem vigente realmente "tem como natureza a opressão e a desigualdade social". Mas viver o capitalismo, ou viver no capitalismo é algo que não é escolha de ninguém; está no cotidiano de todos o viver capitalista; quem se negar a isso, simplesmente não vive nesse século XXI. Cuba, China e Coreia do Norte não resistem ao capitalismo.. não tem como fugir..(mesmo que falem que suas ideologias são uma, quando na verdade, a prática não se solidifica o regime comunista em sua totalidade.. não é viável!). A China, inclusive, diz viver 2 sistemas ao mesmo tempo.. piadinha pra inocentes! São os principais exemplos atuais.
    Na parte histórica, é claro que a humanidade teve seus tempos de busca de uma sociedade (mais) igualitária, e também é verídico o fato de que as revoluções não foram feitas "de comum acordo com a elite". Mas os resultados desses acontecimentos históricos, por mais que as bibliografias científicas apontem mudanças e vitórias dos 'manifestantes', o que aconteceu de fato foi uma sucessão de poder, ou seja, a situação piorou (na minha opinião)porque quem tem o poder neste momento está defendendo seus interesses de uma maneira a iludir o povo de que a antiga opressão vigente se extinguiu, e que o povão está, agora, bem representado.. Quando antes a repressão era transparente (de certa forma), e foi por esse motivo q as revoltas aconteceram.
    Eu sei muito bem "o quanto é frágil essa ordem vigente", mas não acredito que uma completa mudança de Sistema de Produção resolverá os problemas da humanidade.
    Os sistemas anteriores foram característicos de situações sócio-humanitárias características de cada época, e nunca houve nenhum sistema que favoreciam à todos, justamente porque as pessoas são diferentes, independente de viverem na mesma época-contexto histórico, situação sócio-econômica, no mesmo país, no mesmo Estado, Município, Bairro, Rua, na mesma casa.. todos têm suas particularidades, seus ideais, interesses, opiniões, etc.. independente de tudo. Então nenhum regime, por mais 'bonitinho' que seja no papel, agradará a todos!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto Ronaldo!! Apesar de alguns comentários contrários, você não se ilude!! As pessoas atingiram te com comentários, como se tu não quisesse o comunismo, acontece que você só expôs a verdade, de que o comunismo nunca irá acontecer!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Estou aberto ao diálogo sempre que quiser e que a discussão tenha viabilidade :D
      Abraço!

      Excluir
  10. O ser humano não tem a evolução moral e espiritual para viver nesse sistema.
    Basta ver o que o maior de todos os comunistas...JESUS...mostrou

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...