segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A nova era da comunicação: O Jornalismo e suas tendências e as novelas e suas influências

As coisas mudaram e você sabe que sim! Estou falando da comunicação, de uma maneira geral.. A tecnologia mudou a maneira de fazer televisão, que agora, talvez possamos dizer que compete com a internet, bastante dissipada e cada vez mais acessível à população.


A rapidez em que as informações são transmitidas hoje exigem das mídias uma maneira mais eficaz de transpor seus noticiários. Isso significa que o leitor, em qualquer lugar que esteja, quer estar bem informado da maneira mais clara e objetiva possível, o que demanda dos veículos de comunicação estar presente não só na televisão, no rádio, no jornal impresso e em seus sites, mas também criar perfis em redes sociais e criarem maneiras de adentrar à moda dos dispositivos móveis que possuem acesso à internet.
O telejornalismo também mudou. Aquela imagem séria e imutável dos âncoras de jornal televisivo não domina mais nesse tipo de comunicação no Brasil. Os jornalistas estão interagindo (de certa forma) com o telespectador e transmitindo opiniões e emoções (moderadamente, é claro!) diante das reportagens. Eu não acho isso muito bom, até certo ponto, e vou dizer o porquê.
O povo brasileiro não está preparado para essa nova tendência do telejornalismo. Isso se deve ao fato de que muita gente (ainda) se deixa levar pela opinião alheia, e faz desta o seu ponto de vista, ou seja, o telespectador ignorante é influenciado pelo comentário daquele que está em frente às câmeras. Um grande exemplo desse despreparo da população ao qual me refiro é a influência das novelas, ou melhor dizendo, a alienação que as histórias das novelas (principalmente da Rede Globo) causam ao povo. As pessoas tomam as novelas como exemplos de situações de seu cotidiano, e buscam tomar atitudes mediante essas situações tomando como base o que se passa nas tramas. E como se não bastasse, as novelas estimulam a competição capitalista, já que na grande maioria das vezes têm como fundamento a luxúria e a ganância. É importante relevar que esta primeira (a luxúria) não é a realidade da grande parte da população brasileira, mas mesmo assim as pessoa se identificam com os personagens, atribuem suas atitudes à situações do cotidiano e até confundem o personagem com o ator que o faz. Isso é extremamente ridículo!!

Bem.. é claro que, por mostrar questões relacionadas à violência, drogas, homossexualismo, e outras coisas, as telenovelas são referências e fazem um alerta à essas questões, mas isso, infelizmente, não é só o que estes espetáculos oferecem ao público".

Agora.. voltando ao assunto dos telejornais, e concluindo, ..As opiniões dos âncoras é uma maneira de alienar o telespectador. Uma vez que o jornalista passa uma informação e comenta sobre ela, este impressiona, de certa forma, a pessoa que está assintindo e tenta transmitir uma certa simpatia a fim de fazer deste ouvinte uma audiência fixa do jornal, e tentar cada vez mais trazer novos espectadores. É válido ressaltar que quase sempre, o dito cujo do comentário é sobre assuntos populares, que tem um âmbito mais social; geralmente é sobre violência, drogas, acidentes, etc. Quando o assunto é política o jornalista simplesmente passa a informação e não quer nem saber de opinar, aliás, quem vai se atrever a falar mal da política brasileira?? Salvo comunicadores como Datena e Jorge Cajuru, por exemplo, mas mesmo assim, estes falam mais de fatos em que a sociedade ou personalidades famosas são protagonistas.
Agora é a hora da notícia boa, enfim!! Achei uma atitude super válida e honesta com o público o que fez o Jornal SBT Brasil; Quando os jornalistas dão o seu palpite sobre os assuntos abordados no telejornal, aparece uma tarja com o nome "Opinião". É uma atitude simples mas indica respeito por aqueles que estão se informando por meio do jornal! O SBT Brasil é ancorado por Joseval Peixoto e Raquel Sheherazade.



6 comentários:

  1. Parabéns pelo post

    Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar links com liberação imediata, widgets customizados para seu site/blog e o novo sistema de mensagens e amigos para você convidar outras pessoas a visitarem seu blog, um agregador diferente dos que você está acostumado.

    Lembre-se quanto mais links você tiver na net, mais facil os buscadores acharão seu site/blog.
    Liberação de link imediata é bem melhor que ficar esperando não é? Então faça uma visita agora mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ronald, achei teu blog navegando descompromissadamente pela net. Quando tu disse "Eu não acho isso muito bom, até certo ponto..." não pude deixar de pensar: "isso não é nada legal"! Sabe, eu não quero ouvir a opinião dos âncoras. Desde quando assistimos a telejornais para ouvir a opinião de quem dá a notícia? Então agora virou 100% jornalismo opinativo, é isso? Ah, faça-me o favor!!! Óbvio que é impossível termos um jornalismo imparcial (até pq ele é feito por pessoas e veículos interessados, e aí é não há como ser imparcial), mas não precisamos ficar ouvindo as impressões de mundo deles, concorda? Se é pra ser assim, que virem colunistas! Legal o post! ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua analise, é exatamente o que eu penso!
    Mas, não concordo em que os ancoras podem dar opiniões nos assuntos.
    Cada pessoa que tire sua propria conclusão.
    Sabemos que a grande maioria do brasileiro, não tem uma opinião formada, e poucos ainda tem estudo suficiente, para ter uma opinião.
    Com isso, seguem qualquer ideia que ache segura.
    "...ha se o jornalista falou, ta falado..."

    Com isso as novaleas empurram guela abaixo, todo tipo de assunto, sem se importar com a opinião geral.
    Empurrar o homosesualixmo, inundando a programação como estão fazendo, é abominavel.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado gente..
    Acho interessante e extremamente útil discutir sobre assuntos que muitas vezes passam despercebido no nosso cotidiano!
    Talvez não tenha deixado claro, mas também não gosto da ideia de os âncoras dar opiniões.. mas se for pra fazer isto, que seja da forma com que está acontecendo no SBT Brasil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...