quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A tentativa falha de acabar com o preconceito

O preconceito nada mais é do que um resquício da história. As pessoas procuram sempre esconder o que sentem em relação a esse assunto, que sempre está na mídia e, claro, é muito relevante por se tratar de algo que mexe com o auto-estima da pessoa e sua relação geral com a sociedade.
Quero retratar aqui especialmente o preconceito e discriminação contra negros e mulheres.
Quando aparece no noticiário, jornal, televisão, etc, que tal pessoa foi a primeira mulher a fazer/conseguir tal coisa, ou mesmo quando a notícia se refere a um negro, isso já é, se não o maior, um caso gravíssimo de preconceito e discriminação. Ora, se está escrito algo desse tipo num noticiário, significa que negros e mulheres são inferiores/incapazes, e quando eles conseguem tal feito, se tornam um destaque na sociedade. Esses assuntos deveriam ser tratados como um acontecimento comum, não deveria ter tamanha relevância.
O mesmo acontece quando são feitos discursos, em que negros e mulheres falam em quebrar barreiras, vencer obstáculos, acabar com o desequilíbrio de sexo e raça na sociedade. Quando essas pessoas discursam sobre esse tipo de assunto, elas estão se rebaixando, se ridicularizando; estão se achando inferiores e tentando reverter essa situação. As coisas tem que acontecer naturalmente, e não ficar expondo que você está tentando isso ou aquilo e divulgar quando conseguir. Isso é se expor ao ridículo; é dizer que sua raça ou seu sexo é inferior aos demais, porém, apesar disso, uma vitória foi alcançada, ou seja, existe aí um auto-preconceito, uma auto-discriminação.

2 comentários:

  1. Olá caro amigo Ronaldo. Gostei do seu novo posto, mas ouso discordar em parte do seu discurso, uma vez que quando um jornal expõe situações em que negros se destacam faz-se isto justamente porque a sociedade, em sua grande parte, sempre menosprezou e/ou inferiorizou, como exemplo, os negros.
    Não sou de defender bandeiras, mas acredito que aqueles que são "expostos" mostram, principalmente àqueles que já perderam (ou nunca tiveram) toda a esperança, que é possível um igual alcançar aquilo que parece inalcançável ou dificílimo. No Itamaraty, e.g., não tem qualquer (ou quase não há) diplomatas negros e, em razão disso, abriu processo seletivo incluindo cotas. Ora, se vivemos um período de escravidão que subjugou a população negra no país e, tendo em vista "que estes resquícios" de história são mais evidentes do que parecem, por que não minimizar/aliviar a situação, ou ainda, expor aqueles que transpuseram as algemas dos navios negreiros.
    Meu sincero apreço por sua produção. Continue na arte da escrita. Abraço...

    ResponderExcluir
  2. a história tem que servir como aprendizagem no presente para se fazer um futuro melhor; retornar no tempo para trazer o que tem de ruim e modificar de acordo com a realidade atual não ajuda muito, e é isso q está acontecendo qndo divulgam o "expor aqueles que transpuseram as algemas dos navios negreiros".. As pessoas ñ tem q se subjulgar.. tem q viver suas vidas na busca constante da felicidade indpendente do q ela vê qndo olha para o spelho (!)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...