quinta-feira, 2 de maio de 2013

15 gestos para proteger o planeta






1. Compre apenas o que você precisa e não deixe ser influenciado por modismos ou publicidades agressivas/persuasivas.

2. Use produtos reutilizáveis: Evite a utilização de papel de alumínio ou filme plástico.

3. Utilize produtos reciclados e recicláveis. A produção de papel reciclado utiliza cerca de 89% a menos de água do que a fabricação de papel virgem.

4. Antes de descartar qualquer objeto, averigue se o mesmo pode ser reaproveitado. Brinquedos, roupas ou livros podem ser úteis para outras pessoas.

5. Separe os resíduos em casa para reciclagem e utilize centros de reciclagem de seu município para depositar óleo, pilhas e baterias, restos de pintura, radiografias, lixo eletrônico etc.

6. Consuma frutas e verduras da estação/temporada, produzidos organicamente e localmente. Isso impede o fomento de produções hortofrutícolas que demandam grande quantidade de água e utilizam fertilizantes e pesticidas que contaminam o solo e lençóis freáticos.

7. Não descongele alimentos debaixo da torneira. É muito mais conveniente deixá-lo fora do congelador um dia antes e colocá-los, em seguida, na geladeira.

8. Escolha produtos de limpeza sem cloro e evite detergentes com fosfatos e tensoativos químicos.

9. Use lâmpadas ecológicas: lâmpadas fluorescentes compactas consomem apenas 20% da energia consumida pelo modelo tradicional e duram oito vezes mais.

10. Apague as luzes e eletrodomésticos quando não estiverem em uso. Lembre-se que deixar os aparelhos em stand by - modo de espera (com a luz vermelha acesa) - também consome energia.

11. Reduza o consumo de pilhas. Além de conter substâncias tóxicas, são pouco eficientes e desperdiçam energia. Prefira pilhas recarregáveis.

12. Feche as torneiras quando não estiverem em uso e faça a verificação de que não haja em casa qualquer tipo de goteira. Uma gota por segundo significa 30 litros de água por dia.

13. Prefira ducha ao chuveiro. Utilizando chuveiro pode-se gastar 100 litros de água, enquanto utilizando na ducha, usamos apenas cerca de 30 litros de água.

14. Deixe passar nada além de água pelos ralos de pias. Resíduos orgânicos, tais como óleos e outros resíduos, poluem nossos rios e dificultam o trabalho de purificação.

15. Se você lava seu carro em casa, lave-o com um balde, e não mangueira. Lavar o carro com um balde de água consome 60 litros de água, em comparação com 500 gastos utilizando uma mangueira.

Fonte: GEO

Confira, também: "10 dicas para ajudar o planeta" (por @Danni_Caldas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...