domingo, 1 de julho de 2012

Tecnologia para combater o Aquecimento Global


GEOENGENHARIA PARA FREAR O AQUECIMENTO GLOBAL

"A tecnologia, que consiste em 'tirar' partículas de sulfato na camada superior da atmosfera para desviar os raios solares, pode deixar o céu mais branco, relatam os cientistas. A própria natureza já confirmou este conceito: em 1991 a erupção do vulcão 'Pinatubo', nas Filipinas, emitiu na atmosfera toneladas de partículas de sulfato e branqueou o céu por um período de tempo.

Em estudos recentes, cientistas da Instituição Carnegie, de Washington, tentaram estimar o quão grande será o efeito de tecnologia de geoengenharia.

Emitindo uma quantidade significativa de sulfato na atmosfera para bloquear 2% dos raios solares pode fazer o céu de 3 a 5 vezes mais branco, afirmam os cientistas. O controle do nível de sulfato representa uma medida necessária para suspender o aquecimento global, se o nível de dióxido de carbono se aproxima da quantidade de 560 ppm (partículas por milhão). O nível de dióxido de carbono atualmente é de 390 ppm.

'As pessoas que vivem em grandes metrópoles não notarão nada, mas as que vivem nas montanhas perceberão a mudança', [...]. 'Também a introdução do sulfato - de origem natural ou artificial - favorece o crescimento das plantas, e como resultado, aumenta o volume de carbono absorvido pelas plantas.'"

>> texto do Portal "RT" [traduzido]
[título modificado/adaptado]


ESTRUTURA ORGÂNICA QUE ABSORVE GÁS CARBÔNICO
 
"A inovação se baseia na estrutura orgânica denominada 'NOTT-202a', com forma de colmeia, e segundo a opinião dos especialistas, representa uma nova classe de materiais porosos.

A NOTT-202a permite a absorção seletiva: enquanto outros gases como o nitrogênio, o metano e o hidrogênio se transpõem sem problemas, o dióxido de carbono fica aprisionado nos nanoporos do material, inclusive à baixas temperaturas.

Os resultados, publicados na revista 'Nature Materials', representam uma parte dos esforços a largo prazo do desenvolvimento de novos materiais para o armazenamento de gases, e segundo afirmam os cientistas, são capazes de influenciar na promoção de novos produtos que captam emissões de carbono durante o processamento dos combustíveis fósseis.

As pesquisas salientam que se trata de uma invenção muito importante, já que a partir de agora, a captura e o armazenamento de CO2 poderia diminuir as emissões atmosféricas de carbono derivadas da atividade antrópica e ajudar a solucionar o problema do aquecimento global."

>> texto do Portal "RT" [traduzido]
[título modificado/adaptado]

2 comentários:

  1. A tecnologia mais facil pra combater o aquecimento global é:

    PARA DE FALRA QUE EXISTE A MERDA DE AQUECIMENTO GLOBAL, mentira pura, já desmentida por vários cientistas renomados da área.

    ResponderExcluir
  2. Pois é.. em breve lançarei um texto com a minha crítica sobre o assunto para completar a série de posts especiais sobre a temática Aquecimento Global.
    Este é o terceiro texto. Os dois primeiros foram "A crise social como uma metáfora da mudança climática" e "A Terra pode estar chegando a um ponto sem retorno".
    Até +
    @RnaldPereira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...