segunda-feira, 13 de junho de 2011

Laura Pausini: A maior cantora italiana de todos os tempos

Ela nasceu no dia 16 de maio de 1974, em Solarolo (Ravenna). Começou sua carreira em 1993, vencendo o tradicional Festival de San Remo, na Itália, com a música "La Solitudine". É considerada a mais popular e a maior cantora italiana de todos os tempos.

Além de cantora, é compositora e produz arranjos. Tem uma música entitulada com sua data de nascimento. Homenageia as pessoas que mais ama em suas canções. Possui letras escritas por outros artistas especialmente para a sua interpretação. Tem músicas gravadas em francês, inglês, espanhol, português e, claro, sua língua natal, o italiano. Praticamente todos os seus álbuns gravados em estúdio são lançados em dois idiomas: italiano e espanhol. Este segundo é considerado por ela sua segunda língua.
Além de cantar nesses cinco idiomas, é 100% fluente em espanhol e inglês. Consegue se comunicar muito bem em português e francês, mas não com tanta perfeição como nas outras línguas.

É popular em diversos países, especialmente Espanha, França, Brasil, Argentina, Chile, Portugal, Holanda e México, além de outros europeus e também outros países do continente americano.
Tem um enorme potencial vocal e abusa dessa virtude artística para interpretar suas canções do gênero pop/rock, pop e romântico. Já cantou junto a Biaggio Antonacci, Vasco Rossi, Ivano Fossati, Eros Ramazzotti, Tiziano Ferro, Giorgia, Michael Bublé, Johnny Hallyday, Helene Segara, Charles Aznavour, Gilberto Gil, Sandy, Andrea Bocelli, Juanes, Luis Fonsi, Alejandro Sanz, Miguel Bose, Nek, Michael Jackson, Lara Fabian, James Blunt e outros.

Em 2001, a partir de uma iniciativa de Michael Jackson, gravou a música "Todo para ti" junto a outros 21 cantores. Entre eles estavam: Brian McKnight, Gloria Estefan, Thalía, Shakira, Usher, Celine Dion, Alejandro Sanz, Mariah Carey, Carlos Santana e outros. O objetivo era arrecadar fundos para ajudar as vítimas do atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque-EUA.
Em 2010, foi a vez de Beto Cuevas lançar o projeto "Voces unidas por Chile". No total, 9 cantores gravaram a canção "Gracias a la vida". Shakira, Alejandro Sanz, Juanes, Michael Bublé, Miguel Bose foram alguns dos participantes. O objetivo era de arrecadar fundos para ajudar as vítimas do terremoto no Chile, que aconteceu neste ano.

Ela já teve suas músicas como temas de novelas e filmes. Escreveu o livro "Fai quello che sei". Três de suas principais canções de início de carreira foram regravadas por ninguém menos que Renato Russo: Strani Amori, La Solitudine e Lettera.

Laura Pausini aproveita seu grande sucesso internacional para promover causas de cunho social e ambiental. Em 1996, lançou no álbum "Le cose che vivi" a música "Il mondo che vorrei", composta por ela própria e que teve os direitos autorais doados à UNICEF.
A música "Dove l'aria è polvere" faz uma (alusiva) crítica à política internacional estadunidense contra a Guerra do Iraque. A letra desta música fala da história de um menino que foi gravemente ferido em uma ofensiva americana com foguetes em Bagdá, Iraque (2003). A música pertence ao álbum "Resta in Ascolto", de 2004.
No álbum "Primavera in Anticipo", lançado em 2008, a música "Sorella Terra" aborda o tema ambiental, falando das catástrofes sofridas pelo nosso Planeta e relatando a importância da preservação dos recursos naturais.


Nem precisa falar dos prêmios e vendas de disco que já ganhou. E também não me arrisco em apontar a melhor música e nem o melhor disco. O máximo que posso fazer é escolher os três álbuns que mais gosto, que são Resta in Ascolto (2004), Primavera in Anticipo (2008) e Inedito (2011), pelo menos até então!

Laura sempre busca a renovação fazendo modificações no arranjo de suas músicas na interpretação ao vivo. Alguns de seus principais sucessos, como Tra te e il mare, E ritorno da te, La solitudine, Resta in Ascolto, Ascolta il tuo cuore e outros, possuem mais de 2 arranjos cada, proporcionando sempre algo inédito em seus shows.

Voltando a falar em línguas, ela dinamiza seu trabalho aproveitando muito bem este recurso. Possui músicas de até 3 versões. Exemplificando:

Italiano/Espanhol/Português:
- Le cose che vivi/Las cosas que vives/Tudo o que eu vivo
- Invece no/En cambio no/Agora não
- Incancellabile/Inolvidable/Inesquecível
- Due innamorati come noi/Dos enamorados/Apaixonados como nós

Italiano/Espanhol/Inglês:
- In assenza di te/En ausencia de ti/It's not goodbye
- Il mio sbaglio più grande/Un error de los grandes/Everyday is a monday
- La solitudine/La soledad/Loneliness

Italiano/Espanhol/Francês:
- Io canto/Yo canto/Je chante

Como se não bastasse, algumas de suas canções possuem 2 idiomas, como por exemplo:

Italiano e Espanhol:
- Il mio canto libero (com Juanes) 

Italiano e Português:
- Seamisai (com Gilberto Gil)
 
Italiano e Francês:
- On N'oublie Jamais Rien, On vit Avec (com Helene Segara)
- Come il sole All'improvviso (com Johnny Hallyday)
- Parigi in agosto (com Charles Aznavour)
- Je chante (Io canto)

Espanhol e Português:
- Cuando se ama (com Gilberto Gil)

Italiano e Inglês:
- Stella Gemella
- Primavera in Anticipo (com James Blunt)
- Mi abbandono a te
- Dare to live (com Andrea Bocelli)

Espanhol e Inglês:
- Estrella Gemela
- Primavera Anticipada (com James Blunt)
- Me abandono a ti

No álbum "Inedito", lançado após ficar 2 anos longe dos palcos para poder curtir o tempo com a família, Laura lançou sua primeira música em 4 versões:
- Nel primo sguardo (italiano)
- A simple vista (espanhol)
- No primeiro olhar (português)
- Dans le premier regard (francês)

Sempre meiga, simpática, carismática, atenciosa, ..., Laura está sempre conectada por meio de suas páginas na internet. Possui um Site Oficial, FacebookMySpace e Twitter, além de seu Fã Clube Oficial, o "Laura 4U".

Essa é uma simples homenagem que faço para uma das maiores divas da música internacional; que já declarou amor ao Brasil e está sempre por dentro dos acontecimento mais relevantes do nosso Planeta e sempre disposta a ajudar. 









2 comentários:

  1. Muito interessante esta postagem!

    A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

    Conheça também o novo agregador Pop Blogs que está bombando na internet: http://www.popblogs.net

    Divulgue quantas postagens você quiser (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links divulgados em nosso site e aumente muito mais suas visitas diárias e obtenha o sucesso de seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post!!!
    A Laura é realmente uma cantora inigualável e perfeita!!!

    http://therevolucaonerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...