terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mídia, novela

Costumamos ouvir, ler e falar que a mídia é manipuladora, que a Globo é manipuladora, a Record é desmoralizada por ter como presidente o bispo Edir Macedo, fundador da polêmica Igreja Universal do Reino de Deus, enfim... Mas como de fato acontece essa manipulação? Você diz que ela existe, mas sabe como ela faz isso? Você percebe os métodos que a mídia usa pra tentar te enganar, pra tentar te levar para o lado que ela quer que você vá? Você se considera isento da manipulação midiática? Não sei a sua resposta, mas creio que boa parte das pessoas que responderam "sim" é mais manipulado do que imagina. Quando você escreve no Facebook ou no Twitter ou em qualquer outro lugar na grande rede para que as pessoas leiam o que você escreveu e compartilhem da sua ideia, você não está, necessariamente, fazendo isso de livre e espontânea vontade; existe toda uma rede oculta que te impulsiona a fazer isso, e essa rede se faz presente no nosso contexto atual, muito em virtude do acesso fácil, rápido e mobile à internet que temos hoje. Não que antes dessa contemporaneidade não existiam artefatos controladores de pensamentos e atitudes, mas hoje isso se faz de uma maneira diferente, de modo que os tempos, também, são diferentes. O relógio não para!

Quando você escreve nas redes sociais, na internet, algo do tipo "políticos são corruptos", "a educação, saúde, segurança, transporte e infraestrutura são precários", "não assista a Rede Globo", saiba que alguém está rindo à toa com as suas publicações; você está reproduzindo o reclame nosso de cada dia que nada vai mudar a sua vida. Você continuará tendo que utilizar transporte público em condições precárias. Em qualquer rua, em qualquer esquina você poderá ser assaltado. E não fique doente! Siga meu conselho ;)
Compartilhar publicações no Facebook que falam coisas semelhantes também é furada. É claro que vale a informação, mas o que você vai fazer com ela? Como você a recebe? Como a grande e absoluta verdade? Pense!

A propaganda nada mais é que um tipo de mídia; é a mídia publicitária, que te diz: Eu tenho um produto bacana pra você; olha só. Compre! A mídia informativa não te diz "compre", mas te mostra fatos de tal forma que te faz pensar conforme a metodologia aplicada por eles na transmissão de tal. Como assim? Existe uma linha reta de pensamento que tem um destino, um objetivo. Essa linha é posta à mostra, e você segue em sua direção. É assim que a mídia manipula. E tem mais: você acha que só existe essa linha, porque você está centrado nela; o caminho é contagiante e é difícil conseguir controlar as próprias pernas; você está sendo levado. Aproveite o vento à janela! 
Eu disse que tem mais, mas que mais é esse? É o que você não vê! O que é mostrado já tem um direcionamento, um enfoque, mas isso não basta; tem que existir o que não é mostrado, porque essa parte poderia te levar a conhecimentos que não são interessantes, você não precisa saber; eu não quero que você saiba e assim será!

"Não assista novela". Assista sim, mas saiba assistir! O quê? Saber assistir?? É isso mesmo. O pobre da novela é mais bem dotado de bem-estar socioeconômico que o seu vizinho rico que você tanto inveja. Isso te deprime. Você não percebe, mas é isso que acontece. O mínimo que você deveria ter é aquilo da novela, mas você, coitado, nem isso tem. Que dó!
A novela fala do câncer: bom! Fala do preconceito: ótimo! Mostra a favela: que exemplo de novela! Fala de tráfico, drogas, violência: é para os jovens aprenderem a não seguir esse caminho!
Na novela tem uma mulher que usa uma pulseira linda: virou moda! As meninas da escola usam saias bem curtinhas: que delícia! A mulher traiu o marido: óooooooh!
O que as pessoas enxergam nas novelas? O que as pessoas captam nas novelas? As pessoas se abrem para receber o que das novelas? Fofoca. É isso. Simples assim! O que se extrai das novelas são os comportamentos dos personagens; as falas, o modo de agir, as vestimentas. O que a novela traz de bom não é captado. As pessoas assistem as novelas e as tomam como exemplo para dar lição de moral aos filhos. Pois eu digo que não há imoralidade maior que esse tipo de atitude. Isso é terceirização da educação. Os pais têm, na minha opinião, que se fazer perante seus filhos de modo tal que estes o respeitem e captem o que eles dizem, assim como suas atitudes como exemplo, e não tomar como referência o que se passa na TV. A televisão serve como complementação na educação e só a partir do momento que a criança/adolescente/jovem já tem condição de interpretar o que está sendo passado a ele. Acontece que a maioria das pessoas não sabem fazer isso; não sabem interpretar o que recebem da TV; só assistem e recebem aquela informação de modo passivo. O problema pode não está necessariamente na novela, na TV, mas ela é pensada para que dessa forma tudo aconteça. Lembra da "educação ruim", "político não presta"? Então. A máquina foi projetada para dessa forma ser e funcionar. Está cumprindo o seu papel. E você? Está cumprindo o seu papel? Qual é? Você sabe? Pense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...