segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Profissão: Paparazzi

"Paparazzo (no plural paparazzi) é uma palavra da língua italiana utilizada para designar os repórteres que fotografam pessoas famosas sem autorização, expondo em público as atividades que eles fazem em seu cotidiano. Normalmente o paparazzo é um repórter fotográfico bastante indiscreto e comumente se torna alvo da fúria das celebridades que são flagradas fazendo algo fora do comum, ou mesmo durante um gesto mais informal. Após conseguir as fotografias os paparazzi podem vendê-las a imprensa por valores significativos (que podem variar em função da fama da celebridade e da situação que se encontrava no momento em que foi fotografada)." (Fonte: Blogpop.com.br) Nesse site você pode ver um vídeo de "Como afastar um paparazzo". É divertido.. vale a pena conferir!!)
Os paparazzi são grandes pessoas. Grandes mesmo, porque pra fazer o que eles fazem não é pra qualquer um! É indiscutível que são os piores pesadelos de muitos famosos, um chiclete que gruda e não sai mais quando uma personalidade se torna pública. São sempre eles que fazem aquele esforço insuperável para flagrar seus alvos em todos e quaisquer momentos do seu dia-a-dia.
A falta de privacidade é a maior reclamação dos famosos quando o assunto é a sua vida privada. Os artistas não têm liberdade de viver uma vida como qualquer cidadão comum porque sempre tem aquela presença indesejada dos paparazzi, fotografando e filmando momentos privados do cotidiano dos famosos. Mas se for pra pensarmos melhor, o artista não tem uma vida "comum" porque não é uma pessoa comum; É uma personalidade conhecida por uma grande massa e possui seguidores e fãs.. tem seu trabalho acompanhado e assistido por milhares e milhões de pessoas, logo, seu estilo de vida já não é algo que consideramos comum. Pois bem.. isso não justifica a total falta de privacidade do artista, mas acaba sendo uma consequência de ser uma pessoa com a a tividade profissional exposta, que por conta disso, disperta a curiosidade das pessoas e a demanda da mídia de fofocas de também saber como tal artista leva sua vida pessoal.
Do outro lado da história tem a profissão que não é ator / atriz, apresentador (a), jogador de futebol, etc.. é a profissão de paparazzi. Confesso que tenho uma enorme curiosidade de saber como uma pessoa chega a ser um paparazzi, se é por acaso, por dinheiro, por sonho, ou outra coisa! Acho importante relevar que este profissional apenas está fazendo o seu trabalho, assim como os famosos fazem o seu. Aliás, paparazzi nem é exatamente uma profissão, mas sim uma atividade exercida por fotógrafos e jornalistas que atuam na área das fofocas! Mas o lado ruim dessa história é que a função dos paparazzi é, praticamente, incomodar os famosos, e isso acontece de tal maneira a se chegar o ponto de os paparazzi serem agredidos em muitas situações, xingados e humilhados pelos seus objetos de trabalho. Aliás, acho até que eles já estão acostumados com o que eles passam durante seu horário de trabalho, de certa forma já virou rotina!
Há também as situações em que os paparazzi se dão muito bem com os cujos famosos; Acontece quando há o respeito recíproco, acarretando no bom relacionamento entre ambos.
A cantora Lady Gaga tem uma música entitulada com o nome da profissão. Na letra há frases como "I'm your biggest fan, I'll follow you until you love me" (Eu sou sua maior fã, vou te seguir até que você me ame) e "We're plastic but we still have fun" (Somos falsos mas nos divertimos!).
Agora vamos falar francamente, é uma profissão muito peculiar, não acha?

7 comentários:

  1. voce chama isso profissão varias pessoas te seguindo 24 horas por dia humm não sei não se voce aguentaria tirar a sua privacidade total voce ia fazer como o tom cruise fez com o paparazzi que tava tirando o trabalho dele na filha do tom voce ia dar umas porradas neles.... falei trabalho porque eu não vejo paparazzi com um fotografo não acho legal isso chamar estes vagabundos de fotografos e sujar a minha profissão que selo tanto são 40 anos de fotografia ...

    ResponderExcluir
  2. Eu escrevi que os paparazzi são fotógrafos e jornalistas que atuam numa área específica da profissão que exercem, o que faz deles paparazzi.
    "atividade exercida por fotógrafos e jornalistas que atuam na área das fofocas!"
    Em momento nenhum menosprezei a profissão dos fotógrafos, muito pelo contrário, admiro muito!!

    ResponderExcluir
  3. ADIMIRO MUITO A PROFISSÃO DE FOTOGRAFOS...rsrsrs!!!
    portanto tenho uma dica de reportagem vcs aceitam? me retorne no meu e-mails exigo sigilo total pois é muito ariscado se toparem faser essa reportagem me retorne que darei todas infos, ñ quero caches ok? abrçs!!! silvano...
    E-MAILS: SANTOSTMZBOL.COM.BR / SANTOSTMZ@ISBT.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Profissão de merda, submundo do jornalismo. É estupidez tentar formalizar uma coisa banal como essa. As pessoas que admiram tal profissão não se colocam na posição dos afetados por ela. Ter a liberdade limitada por um bando de manés frustrados que sentem prazer pelo dinheiro e pela cretina emoção de fiscalizar a vida do outro. Quem lhes deu esse direito? Pessoas famosas são como nós, chega de vê-las na perfeição. E a própria lei machuca, sem exceções, as vítimas desses fotógrafos. Saber que o direito da foto é, definitivamente, de quem a tirou parece, no mínimo, deboche. Há coisas erradas no mundo e é uma pena que a maioria não as note.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "profisssa de merda" opa então essa é a profissão perfeita pra você

      Excluir
  5. muitoooooooooo bommmmm, gente que trabalha tirando foto da privacidade alheia pra divulgar pro povoo... tem outro nome 'paparazzi' estranho pq eu considero isso como FOFOCA, JULGAR,DEFAMAR E MAL pq as vezes tiram as fotos e legendam como querem, divulgam se ta certo ou errado alguns caso so descobre depois. bazante

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...