sexta-feira, 4 de março de 2011

A covardia contra os animais

Se não o maior, voar é um dos maiores sonhos do homem, e a respeito disso, ninguém pode dizer o contrário.
Talvez seja por esse tão desejado sonho que os humanos têm inveja dos pássaros, e talvez é essa inveja que faz dele cometer tantas maldades com os pobres bichinhos (ou melhor, ricos bichinhos, porque eles têm algo que nós humanos não temos - asas!). Me parece que ao prender um passarinho numa gaiola, a infeliz pessoa que faz isso pensa algo do tipo: "aham.. te peguei.. agora voa bem alto e vá pra bem longe que eu quero ver, vai!"
Bem dizia o cantor Wando em uma de suas mais famosas canções: "(...) chora coração, passarinho na gaiola, feito gente na prisão (...)".
Prender um passarinho numa gaiola não é o mesmo que ter um cachorro em casa. Os cães são animais domésticos e precisam do aconchego do lar e de todo o amor e atenção que seu dono tem e precisa lhe oferecer.
Prender um pássaro é covardia. Os bichinhos precisam viver a sua vida, no seu habitat natural, fazendo o que lhe é proposto para um animal voador. Eles não cometeram nenhum crime. Não estão às margens das leis humanas. Não têm que obedecer às leis humanas. Não precisam, não têm e não devem ficar presos.
 
Outro exemplo de covardia e de maus tratos com os animais são os rodeios e touradas, assim como brigas de galo. Esses animais são expostos ao ridículo apenas para a diversão de pessoas tolas e apostadores ganharem dinheiro em detrimento de um trabalho sujo realizado com os animais.
O que mais chama a atenção é que essas práticas existem à tempos, são condenadas por ativistas, entidades protetoras dos animais e mesmo assim pode-se dizer que nada é feito para impedir esses atos impiedosos. Talvez nada é feito porque empresários que estão por trás desse tipo de negócio faturam, que por sua vez tem contratos empresariais com governos, que também lucram; ou então sustentam empresas de faixada por trás dos negócios, impedindo de serem identificados, ou tudo isso é apenas um blábláblá.

2 comentários:

  1. Belo post!

    Os animais são seres puros e dóceis, não merecem tamanha covardia.

    ResponderExcluir
  2. A crueldade com animais deveria ser um crime como qualquer outro, e como crueldade, quero dizer rodeios, touradas, farra do boi, não só as agressões covardes que vemos nos jornais. Animais enjaulados tem o ar triste de quem não é livre e ver torturas como brigas de galos ou cachorros é coisa de quem gosta de sangue alheio derramado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...