sábado, 1 de janeiro de 2011

O Esporte Mundial no Brasil: 2007, 2014 e 2016

O Brasil se consagrou definitivamente como um dos principais países do mundo de incentivo ao esporte. A maior nação Sul-Americana sediou os Jogos Pan-Americanos na cidade do Rio de Janeiro em 2007 e sediará, na mesma cidade em 2016, os Jogos Olímpicos, e dois anos antes acontecerá a Copa do Mundo 2014.

Incentivar o esporte é uma iniciativa muito importante no que diz respeito à qualidade de vida, comportamento e disciplina, além de saúde. Porém, receber competições internacionais de tamanha importância como essas requer grande infra-estrutura. Transporte (aeroportos e estradas), rede hoteleira e de turismo, e segurança são pilares para um país poder sediar com êxito esses eventos, e nós, brasileiros, sabemos muito bem que vivemos uma situação de precariedade nesses requisitos (sem contar a educação, saneamento básico, lixo, saúde, etc...).

O governo Lula (2003-2010) foi o principal responsável por fazer do Brasil "o país do esporte mundial" do começo do século XXI, e caberá à nova presidente, Dilma Roussef, dirigir o país de maneira a estruturar nossos sistemas para poder receber bem os estrangeiros (atletas e turistas) que virão ao Brasil para participar e assistir os jogos.

Agora vamos nos perguntar:
1) É motivo de orgulho receber no nosso país essas competições? Por quê?
2) Nós estamos preparados para isso?
Eu responderia "sim" à primeira pergunta, porém, "não" à segunda, entrando assim, em contradição. Vejam bem: Receber "sim" como resposta da FIFA e do Comitê Olímpico para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas significa que essas entidades confiam em nosso país e apostam na capacidade de realizarmos um grande espetáculo esportivo mundial, entretanto, nosso povo vive em situação de grandes divergências, muitos têm pouco e poucos têm muito. Somos o país com um dos maiores índices de desigualdade do mundo, nosso IDH (2010) é de 0,699 (apenas 73º entre 169 países) e queremos causar boa impressão para aqueles que vêm de fora. Não seria melhor o país cuidar primeiro do seu povo e dar uma qualidade de vida melhor para ele e depois pensar em agradar os outros? É essa a interrogação que quero deixar aqui para que todos possamos refletir o que está acontecendo no nosso país e como está sendo sua administração.

Um comentário:

  1. Cara, Bela postagem!
    parabénd mesmo!
    Ja estou seguindo o seu blog!
    segue de volta?vamos fazer uma bela parceria cara!
    Vlw, abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...