sábado, 8 de janeiro de 2011

A Rede Globo e sua luxúria

Um dos mais populares e influentes veículos de mídia e comunicação do Brasil. A 4ª maior emissora de TV aberta do Mundo (só perde para a ABC do grupo American Broadcasting Company, dos E.U.A., CBS, propriedade da Sony e também estadunidense, e para a terceira colocada NBC, que pertence à General Electric, dos E.U.A.).
Fundada por Roberto Marinho (03/12/1904 - 06/08/2003) em 26 de abril de 1965, a TV Globo participa da vida de todos os brasileiros com suas atrações televisivas. Sua grade de programação sempre foi a mais assistida, e por isso, também a mais copiada das TV's brasileiras. Porém, se terminássemos por aqui tudo seria umas "mil e uma maravilhas", mas não é!
A Globo, desde sua fundação, está envolvida diretamente com a política brasileira [principalmente no período da Ditadura Militar] e dificilmente (pra não dizer "nunca") escapará dessa ligação. As Organizações Globo tem uma dívida bilionária (estipulada em aproximadamente 285 milhões ou 2,8 bilhões 5,6 bilhões de reais, segundo fontes da internet) com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), portanto, é só o governo cobrar essa dívida que leva a Globo à falência, ou seja, em termos práticos, podemos dizer que a emissora carioca é "pau mandado" do governo!
Como se já não bastasse, o nível de influência e alienação que a Globo causa na sociedade é absurdo. A TV divulga e comunica os fatos com uma percepção voltada para um dos lados da notícia, fazendo o "mocinho" e o "vilão" da história.
Contudo, mesmo com esse recheio de informações não podemos deixar de confessar que a Globo é uma TV diferenciada. Praticamente é a única grande produtora de filmes do Brasil; seus artistas e jornalistas são, na maioria, os melhores do país, e suas novelas fazem surgir grandes paixões pela teledramaturgia.
Voltando às negativas, a Globo não é a única TV de ficha suja. Sua maior rival no Brasil (atualmente), a Rede Record, tem como dono o bispo Edir Macedo (fundador da Igreja Universal do Reino de Deus), acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Existe um documentário, entitulado de "Muito além do Cidadão Kane", produzido pela BBC de Londres que detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, poder e suas relações políticas. A obra foi produzida em 1993 e foi proibida no Brasil por decisão judicial desde sua estreia.
Como exemplo de sua manipulação das nossas mentes e do globo televisivo, podemos citar os direitos que a emissora sempre consegue do futebol brasileiro. É claro que há um vínculo muito forte entre a CBF, de Ricardo Teixeira (que praticamente é o dono da Comissão; ironicamente, nunca sai do cargo!) e a Globo, e existem várias acusações de negócios ilegais envolvendo os dois lados.
Já a manipulação envolvendo as nossas mentes se dá por meio de seus empregados, que são fantoches controlados pelas mãos do poder da emissora, transmitindo para o público de uma maneira mascarada o que eles querem que entrem em nossas cabeças e se tornem uma opinião unânime de seus tele-espectadores, como se fosse uma auto-crítica de cada um, mas não é! É uma ideia falsa de que absorvemos a partir da persuasão dos fantoches no grande palco teatral, que é a TV Globo. Podemos citar também a expressão "ator global", que é uma denominação criada para designar os atores da Globo utilizando um termo bastante expressivo, que é o termo "global"; também tem os termos relativos ao futebol, o "G4", que designa os 4 primeiros colocados da tabela do Campeonato brasileiro de futebol (que se classificam para a Copa Lebertadores da América) e que transmite uma alusão ao "G1", o Portal de notícias da Globo.
Fontes: Folha Online, Fazendo Media, Memória Globo, Sete Pontos-Comunicação, Archives CMI Goiânia.

3 comentários:

  1. Humm...muito bom post..Gostei muito...continue. Quero muito assistir este documentário.

    Jonatan

    ResponderExcluir
  2. A Globo Manda no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. -Globo se torna a segunda maior emissora de TV do mundo
    http://portal.comunique-se.com.br/index.php/editorias/3-imprensa-a-comunicacao-/68574-globo-se-torna-a-segunda-maior-emissora-de-tv-do-mundo.html

    -Globo sobe em classificação e se torna segunda maior emissora de TV do mundo
    http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/49592/globo+sobe+em+classificacao+e+se+torna+segunda+maior+emissora+de+tv+do+mundo

    -Rede Globo é a segunda maior emissora do mundo
    http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/05/11/rede-globo-e-a-segunda-maior-emissora-do-mundo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...